segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RESUMO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL JOVITÃO EM ESPERANTINÓPOLIS-MA


SANTOS, Ligiéria Alves dos
Licenciatura em Geografia (FAESF)
Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Regional (FAESF)
Mestranda em Educação (USAL)
Docente da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)
ligieriaalves@hotmail.com
(99) 8829-5640

RESUMO

A urbanização nos últimos anos tem sido algo inevitável no processo de formação das cidades, porém esse fenômeno tem acarretado uma série de problemas sociais e ambientais no meio em que se vive atualmente, por isso, surgiu a necessidade de se estudar e analisar os fatos que causam o processo de urbanização, bem como, identificar os principais impactos sociais e ambientais que são gerados por conta de tal fenômeno no Conjunto Habitacional Jovitão, fazendo-se uma análise dos mesmos a partir de dados coletados com os moradores do campo de pesquisa. Objetiva ainda, constatar e analisar como se deu o processo urbanístico do referido bairro, mostrando problemas e situações encontradas pelos moradores do local de pesquisa. Para tanto, esse estudo foi realizado especificamente com os moradores do Conjunto Habitacional Jovitão, pelo fato de ser o local da pesquisa e porque atende uma clientela bem diversificada vinda tanto da zona rural do município quanto também pessoas do centro urbano da cidade, que até então não tinham residências próprias para suas famílias. O artigo realiza uma trajetória histórica sobre o processo de urbanização no Brasil, fazendo ainda um perfil histórico acerca do processo de formação da cidade de Esperantinópolis – MA. O percurso metodológico seguido para a coleta de dados consta de pesquisas diretamente com os moradores, a partir da aplicação de questionários previamente elaborados, bem como ainda visitas in loco, a fim de verificar a atual situação ambiental do bairro em pesquisa. Ao final, expõem-se os resultados alcançados, seguidos de breves comentários da pesquisadora, sendo perceptível que o processo de urbanização tem afetado constantemente a vida dos moradores do local estudado, pois a maioria das pessoas que ali residem, tinham expectativas de melhores condições de vida, que favorecessem o desenvolvimento social e profissional de cada indivíduo, porem, percebe-se que essas perspectivas não foram supridas, haja visto que os moradores se encontram em um ambiente sem condições adequadas para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias.

Palavras-chave: Urbanização. Impacto Ambiental. Impacto Social.


TRABALHO APRESENTADO EM FORMA DE PÔSTER NO I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO FAESF, DE 23 A 25 DE AGOSTO DE 2012, EM PEDREIRAS - MAS

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho Ligieria! Percebe-se diante desse breve resumo, que para que um processo de urbanização obtenha sucesso,faz-se necessário um bom planejamento do espaço geográfico, condições de saneamento adequadas,mas também estudo sócio-econômico e cultural de forma a garantir a sustentabilidade das pessoas desse lugar respeitando sua identidade cultural.

    ResponderExcluir