segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE INSTITUIÇÃO


Programa de capacitação de uma organização
Instituição: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis

1. CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO A CAPACITAR

O sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis é uma Organização sem fins lucrativos, com aspectos formais embasados no estatuto social da entidade, que está diretamente vinculada a uma confederação do Estado do Maranhão e na Central Unificada dos Trabalhadores (CUT).
O seu Ciclo de vida gira em torno de 30 anos, que a princípio fora regulado pelo estatuto para a quantidade de associados iniciais, tendo aumentado o número substancialmente no decorrer de sua história, sendo reconhecido na sociedade. Nos dias atuais, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis tem um número considerável de associados, em sua maioria, lavradores que residem na zona rural do município e apenas uma pequena minoria reside no centro urbano da cidade.
Em um determinado período de tempo, a instituição passou por algumas enfermidades, já que no corte histórico de cerca de 12 a 15 anos atrás, o sindicato passou por dificuldade de identidade, por motivo de um atrelamento exacerbado com o poder público municipal, instituindo assim uma política partidária no interior da organização; mais em contrapartida no decorrer dos tempos, tem havido políticas voltadas à educação do campo, ao meio ambiente, ao incentivo à aposentadoria, e ainda a inclusão da mulher nas ações sindicais e na política.
Sendo assim, percebe-se que mesmo tendo algumas falhas que aos poucos estão sendo superadas, a organização em estudo tem se mostrado responsável pelo trabalho diretamente com os seus associados e ainda com outras pessoas da sociedade que demonstrem interesse pelas atividades diretamente ligadas ao campo.
A cultura implementada é da agricultura de subsistência. O Sindicato incentiva os moradores da zona rural no trabalho da agricultura familiar de forma sadia, sem que haja maiores prejuízos ao meio ambiente, incentivando ainda, no caso de moradores ribeirinhos, o reflorestamento das margens do rio Mearim, que corta grande parte do município de Esperantinópolis.
A principal missão desta organização é o trabalho de apoio e acompanhamento dos trabalhadores rurais para a melhoria da qualidade na produção agrícola do município, de forma consciente para que os meios de produção na agricultura não tragam prejuízos ao meio ambiente. Para tanto, o Sindicato busca trabalhar a conscientização dos moradores rurais para a melhoria da qualidade ambiental a partir do uso de uma agricultura sustentável de forma consciente, sem a utilização de fertilizantes químicos e manejos do solo que venham a prejudicar o espaço ambiental que se vive.
Porém, como todas as organizações têm seus pontos positivos e negativos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis também tem alguns pontos a melhorar. Para tanto, propõe-se essa capacitação, levando em consideração as necessidades mais urgentes que a instituição apresenta para um melhor atendimento ao público que os procura diariamente.

2. ÁREA E RESPONSÁVEIS

A área a ser capacitada será especificamente o setor de recepção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sendo este responsável pelo atendimento direto ao público advindo da zona rural em busca de informações sobre determinado assunto.
O responsável direto pela capacitação será o presidente do Sindicato, o Sr. José Maria Albuquerque, que solicitou essa formação para seus funcionários.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: necessidades detectadas

A principal necessidade detectada está determinada como sendo por cambio, onde será proposta uma mudança na forma de atendimento ao público, especificamente, transformando-o em atendimento por agendamento de data e horário específicos, a fim de melhorar o atendimento aos sócios advindos da zona rural para que estes não venham ao sindicato e retornem para suas casas sem que sejam atendidos.

4. METAS

Para a realização dessa capacitação serão propostas algumas metas a serem alcançadas, abaixo descritas, em forma de objetivos geral e específicos.

 4.1 Objetivo Geral

Capacitar o setor de recepção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis para a melhoria no atendimento aos seus associados, afim de que os sócios procurem a instituição e sejam atendidos regularmente e de forma organizada, a partir do agendamento prévio de data e horário de atendimento, sem haver retorno para suas comunidades sem o atendimento.

4.2 Objetivos Específicos

Ø  Conhecer a forma de atendimento por agendamento prévio;
Ø  Atender os associados da entidade e o público geral a partir de agendamento prévio de data e horário de atendimento;
Ø  Valorizar o público que vai em busca do sindicato à procura das mais diversas informações;
Ø  Motivar o atendimento rápido e de forma organizada dentro da instituição.

5. PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO

A presente proposta de capacitação apresenta os conteúdos que serão trabalhados, subdivididos em blocos de trabalho, abaixo descritos.

5.1 conteúdos

Ø  Bloco 01: Perspectivas históricas do atendimento ao público.
Ø  Bloco 02: Mudanças ocorridas na forma de atendimento ao público nos últimos anos.
Ø  Bloco 03: Maneiras para realizar um atendimento ao público de forma satisfatória.
Ø  Bloco 04: Como trabalhar com agendamentos prévios.
Ø  Bloco 05: Apresentação das principais ferramentas para o trabalho com agendamentos prévios.
Ø  Bloco 06: Oficina prática sobre a realização prévia de agendamento para atendimento.
Ø  Bloco 07: Prática individual de agendamento de data e horário de atendimento em laboratório de informática.
Ø  Bloco 08: Motivação para o trabalho de recepção ao público de forma satisfatória.

5.2 Atividades

As atividades propostas nesta capacitação envolverão:
Ø  Apresentações orais por parte dos capacitadores;
Ø  Estudos de grupos;
Ø  Mesas redondas;
Ø  Apresentação das ferramentas que deverão ser utilizadas para a realização de agendamentos prévios de atendimento;
Ø  Análise de dados históricos dos avanços ocorridos no atendimento ao públicos nos últimos anos;
Ø  Dinâmicas;
Ø  Oficina de realização de atendimento;
Ø  Utilização de laboratório de informática.

5.3 Recursos a utilizar

Computador, projetor de imagens, caneta, papel no formato A4, vídeos curtos de atendimento ao público, som, canetas, lápis, mesas, cadeiras.

6. DURAÇÃO

A capacitação proposta terá uma duração de 16 horas totais, divididas em dois dias seguidos de 08 horas cada um.

7. AGENDA

Responsáveis pela capacitação:
1.      Desenhador: Ligiéria Alves dos Santos
2.      Capacitadores: Ligiéria Alves dos Santos e José Roberto Santos Sousa

8. INDICADORES DE SATISFAÇÃO

Ao final dessa capacitação espera-se que os participantes voltem aos seus postos de trabalho com uma nova forma de organização do atendimento ao público, de forma que satisfaça as necessidades tanto dos sócios quanto do próprio sindicato.
Após 15 dias da realização dessa formação, espera-se que os recepcionistas da organização já estejam começando a realizar o atendimento ao público a partir de datas e horários agendados previamente.
Ao final de 30 dias passados da capacitação, é esperado que o público capacitado já tenha total capacidade de manipulação de computadores para o agendamento prévio de data e horário de atendimento aos sócios.
E finalmente, depois de 60 dias da formação ministrada, o setor de recepção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis já deve estar atendendo o público somente por via de agendamento prévio de data e horário, obedecendo criteriosamente cada horário marcado previamente.

Um comentário:

  1. Gostei Muito desse projeto de Capacitação, Acredito que a capacitação de membros de Sindicatos favorece maior emgajamento na entidade.

    ResponderExcluir