segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO

A escola precisa ter projetos, precisa mensurar seus dados, fazer sua própria inovação, planejar-se a médio e longo prazos, fazer sua reestruração curricular, elaborar seus parâmetros curriculares, enfim, ser cidadã. As mudanças que vêm de dentro das escolas são mais duradouras.
No contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural, selecionar e rever criticamente a informação, formular hipóteses, ser criativa e inventiva, ser provocadora de mensagens e não pura receptora. Produzir, construir e reconstruir conhecimento elaborado.
Estamos vivendo uma etapa fascinante em que precisamos reorganizar tudo o que conhecíamos em novos moldes, formatos, propostas e desafios. Os educadores que compreenderem e usarem essa prática colherão mais rapidamente os resultados em realização profissional.
Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos. Ela não pode distribuir poder, mas pode construir e reconstruir conhecimentos e saber. Da capacidade de inovar, registrar, sistematizar a sua prática/ experiência dependerá o futuro da escola.


Por: Rosângela Maria Baldessar
In: Jornal Mundo Jovem. Ano 49. Nº 416. Maio/2011

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