DISCIPLINA: Geografia
PROFESSORA: Ligiéria Alves dos Santos
SÉRIE: 6ª
PLANEJAMENTO DE CURSO
1 JUSTIFICATIVA:
A ciência
geográfica, no seu contexto histórico, teve duas determinações básicas para sua
sistematização: a necessidade de escolarização da sociedade, onde o estímulo ao
patriotismo teve grande importância, assim como o interesse econômico de
fazer-se um inventário dos recursos naturais e das possibilidades de mercado no
Globo. Partindo desse pressuposto, pode-se identificar o estudo da Geografia
como fator fundamental na formação do cidadão contemporâneo, visto que esta
disciplina pode levar o discente a fazer uma viagem geográfica, partindo desde
a compreensão do mundo até a concepção das atividades econômicas e a prestação
de serviços.
Na ciência
geográfica o ser humano é definido como alguém que busca o conhecimento,
transformando o meio onde vive, ao mesmo tempo em que é por ele transformado,
daí surge a necessidade de se buscar novos conhecimentos sobre o meio em que se
se está inserido, destacando-se a importância dos aspectos sociais,
considerando-os fundamentais à construção do conhecimento.
A escola nova tem como base a formação do educando
para a vida, essa formação consiste na
preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na
sociedade em que este está inserido. Partindo desse pressuposto, é possível
perceber que a Geografiaassume, nos dias contemporâneos, um papel de suma
importância para o desenvolvimento de procedimentos básicos para a formação de
um cidadão crítico e ativo socialmente.
A geografia
também está diretamente ligada às relações do ser humano com o mundo ecológico,
fazendo com que os discentesbusquem uma visão holística acera da realidade em
que vive o nosso planeta, considerando como fator principal para a melhoria do
equilíbrio ecológico, o desenvolvimento sustentável, buscando assim, novas
formas de se trabalhar a ecologia ligada ao meio ambiente. A geografia tende a ajudar
o ser humano a se tornar um ser pensante e ativo na sociedade, contribuindo
assim, para o processo de construção individual e coletiva da sociedade contemporânea.
A partir daí,
é possível acontecer o processo ensino/aprendizagem de Geografia,
possibilitando ao educando adquirir as competências e habilidades necessárias
para o bom desenvolvimento intelectual e social do corpo discente.
A escola construtivista tem o aluno como sujeito atuante
e tem por finalidade principal, a formação do sujeito ativo. Aqui vê-se
claramente essa escola, visto que o educador precisa se inserir em meio a uma
sociedade que visa trabalhar a coletividade, buscando sempre meios que venham
amenizar a situação ecológica em que se encontra o planeta Terra. Com a escola
construtivista os discentes tem a oportunidade de se tornarem sujeitos ativos
na sociedade, podendo transformar a mesma.
2. OBJETIVO GERAL
O Ensino de Geografiana6ª série do Ensino fundamental levará o
aluno a:
2.1
Estudar e entender a ciência geográfica a partir dos
diferentes sistemas que a compõem, observando-se a diversidade cultural dos
povos, bem como as principais características do planeta Terra, juntamente com
os componentes da natureza que nos rodeia, compreendendo assim as diversas
paisagens que nos cercam a cada instante do cotidiano social.
2.2
Compreender a relevância de atitudes responsáveis com o
meio em que vive, bem como os cuidados que se deve ter na preservação e
manutenção da natureza, garantindo uma vida de qualidade, num ambiente
preservado e saudável.
Nos
objetivos acima descritos, podemos perceber a presença das escolas Tecnicista,
Nova e Construtivista, pois os mesmos visam a formação de cidadãos, buscando-se
formar os mesmos para a vida, tornando-se sujeitos ativos no desenvolvimento de
suas tarefas cotidianas em meio à sociedade em que se está inserido.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O
ensino da geografia deve procurar desenvolver nos educandos:
3.1 O
pensamento crítico sobre sociedade e natureza, ampliando e construindo novos conceitos
para os temas território e paisagem; utilizando diferentes representações cartográficas
a fim de identificar e localizar as diferentes regiões que compõem o Brasil,
bem como suas respectivas paisagens.
A
escola que pode ser percebida nos objetivos acima citados, é a tecnicista, visto
que a mesma pode levar o aluno a compreender e identificar mentalmente
diferentes formas de localização no espaço geográfico, habilitando-o a utilizar
com facilidade as diferentes formas de projeções cartográficas.
3.2 Os pensamentos acerca de um
planeta ecologicamente equilibrado, procurando resolver situações-problemas do
dia-a-dia, que estejam diretamente relacionados ao meio ambiente; inserindo no
cotidiano do aluno a prática do desenvolvimento sustentável, com a finalidade
de se criar relações de interação entre o ser humano e a natureza.
3.3 O pensamento geográfico,
trabalhando sobre a população brasileira, levando em consideração as taxas de
natalidade e mortalidade, bem como o fator da imigração que perpassa o nosso
país; enfatizando ainda os processos de urbanização e industrialização do
Brasil, levando os alunos a compreenderem também como está dividida a População
Economicamente Ativa do país.
3.4 O pensamento crítico diante
das situações em que se encontram as diferentes regiões do Brasil, considerando
seus aspectos físicos e de natureza, proporcionando aos educandos uma visão
holística acerca de cada região que compõe o nosso país, compreendendo como se
dão as relações entre o homem e o meio na diversidade natural que faz parte dos
recursos naturais do Brasil.
Nos objetivos elencados
acima, podemos perceber a presença relevante das escolas Nova, Tecnicista e
Construtivista, visto que ambas tem por finalidade ajudar na formação crítica
do sujeito, transformando-o em um cidadão ativo. No pensamento geográfico, é
urgente a necessidade de se trabalhar com pensamentos da escola nova, para
assim buscar formar cidadãos ativos e criativos no mundo contemporâneo. Muito
timidamente, também é possível ver a presença da Escola Tradicional, a partir da
organização da vida metódica tanto do aluno quanto do professor.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1 O território brasileiro
Formação do território
brasileiro; Extensão do território; Os limites territoriais; Expansão
territorial; Localização do território brasileiro; Extensão latitudinal e as
paisagens do Brasil; As longitudes e os horários no mundo; Extensão
longitudinal e horários no Brasil; Regionalização do território
4.2 Brasil: regiões e políticas regionais
Regionalização
do IBGE; Os complexos regionais; Políticas regionais no Brasil
4.3 Brasil: população
Quantos somos e onde vivemos; Pesquisas
sobre população; Distribuição da população brasileira pelo território; Mudanças
sociais, mudanças nos números da população; Pirâmide etária; Diversidade da
população brasileira.
4.4 Os movimentos migratórios no Brasil
O que é migração e por que as pessoas migram; Migrações
externas e internas.
4.5 A população e o trabalho no Brasil
População Economicamente Ativa (PEA) no
Brasil; A PEA do Brasil nos setores da economia; A PEA e a distribuição da
renda; O desemprego e seus fatores; Novas profissões; Os trabalhadores na
economia informal; Mapa do trabalho infantil no Brasil.
4.6 Brasil: campo e cidade
Urbanização e industrialização do
Brasil; População urbana no Brasil e no mundo; A urbanização e a
industrialização brasileiras; O início da industrialização do Brasil; Concentração
e desconcentração industrial; Rede urbana, problemas sociais e ambientes
urbanos; Problemas sociais nas cidades; Problemas ambientais nas cidades.
4.7 Regiões do Brasil
Região Norte: apresentação e
aspectos físicos; A presença da floresta Amazônica; O clima da região Norte; Aspectos
do relevo; Exploração e ocupação da Região Norte; O desenvolvimento sustentável
e as comunidades tradicionais
Região Nordeste: aspectos físicos;
O clima e a vegetação do nordeste; A hidrografia e o relevo do nordeste; A
indústria da seca; A transposição das águas do São Francisco; Nordeste: espaço
geográfico atual; O crescimento econômico; Indicadores sociais do nordeste.
Região Sudeste: Aspectos físicos;
A vegetação original e a sua devastação; O clima do Sudeste; Relevo e
hidrografia da Região Sudeste; A ocupação do Sudeste; Sudeste: organização
atual do espaço; Concentração econômica; Concentração populacional; A economia
do sudeste; Região sudeste: ecossistemas e impactos ambientais.
Região Sul: Aspectos físicos; O
clima da região Sul; A vegetação da Região Sul; Relevo e hidrografia da região
Sul; A ocupação e a organização do espaço sulista; Aspectos da população da
Região Sul; Traços europeus na população sulista; A economia da Região Sul.
Região Centro-Oeste: Aspectos
físicos; Vegetação original e remanescente; Relevo e hidrografia; Aproveitamento
econômico dos rios; Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal; Centro-Oeste:
expansão do povoamento
O Maranhão, nosso Estado: Localização
do território maranhense; Paisagem e vegetação do Maranhão; Clima e relevo
maranhense; Organização política do Maranhão; Economia no Maranhão.
Os
conteúdos acima distribuídos estão diretamente relacionados As escolas
Tradicional, Tecnicista, Nova e Construtivista, pois os conteúdos são sempre
mais ligados a todas as esferas de cada uma das escolas estudadas. Os conteúdos
de qualquer que seja a disciplina estão sempre buscando a adequação aos
currículos estabelecidos por cada instituição de ensino, dessa forma, em cada
localidade onde se busca uma educação de qualidade, deve-se primar pelo zelo
educacional dos conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo, e
estes devem estar diretamente ligados à realidade dos discentes e docentes da
sociedade em que se está inserido, visto que os conteúdos são bem mais
abrangentes quando trabalhados a partir do meio onde o aluno vive
cotidianamente.
4
METODOLOGIA
Para uma educação de qualidade, é necessário a utilização de
metodologias de trabalham que envolvam todos os objetivos traçados, com a
finalidade de alcançar de maneira satisfatória o bom desempenho dos conteúdos
junto ao corpo discente da instituição escolar. Dessa forma, será possível
trabalhar com metodologias de forma inovadora, onde o principal foco seja o
processo ensino/aprendizagem de Geografia de forma a levar os discentes a
compreenderem cada parte estudada dentro e fora da sala de aula.
As aulas serão expostas de forma dialogada e expositiva com a
utilização de recursos como:livros, quadro, pincel, projetor multimídia etc.;
utilizando-se ainda de Leitura, discussão e produção de textos, a partir de
grupos de debate e discussão; também serão realizados Estudos dirigidos, a fim
de aprofundar os conhecimentos já adquiridos nos conteúdos estudados,
realizando-se seminários em grupo na perspectiva de se trabalhar o coletivo em
sala de aula.
A Geografia é uma disciplina que nos ajuda nas diferentes formas
de se trabalhar com alunos, pois ela nos possibilita o trabalho dentro e fora
da sala de aula, assim, será possível a realização de pesquisa de campo, com
visita in loco a algumas localidades
do município, com a finalidade de entender melhor a partir da prática, os
conteúdos estudados em sala de aula.
Finalmente utilizar-se-á ainda de cartazes, painéis e dinâmica de
grupo, a fim de melhor motivar os discentes ao interesse e participação nas
aulas de Geografia.
A metodologia utilizada
nas aulas de Geografia, pode influenciar diretamente no processo
ensino/aprendizagem dos discentes, visto que os mesmos podem sentir-se
motivados no tocante à educação pessoal e do grupo de estudo. Por isso, pode-se
mencionar que a pedagogia nova assume papel importantíssimo frente às adversidades
da vida cotidiana, levando o aluno a tornar-se autor de sua própria educação,
preparando-o não somente para a vida, mais para tornar-se sujeito de seu
próprio aprendizado.
6 RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS:
Para o bom desenvolvimento das aulas de Geografia e para o fiel
cumprimento dos objetivos estabelecidos nesse plano de ensino, é necessária a
utilização de recursos e materiais didáticos que venham a facilitar o processo
ensino/aprendizagem. Por isso, nas aulas de Geografia de 6ª série será possível
a utilização de mapas, cartazes, globo terrestre, livro didático, pincel,
jogos, quebra-cabeça de mapas e da flora e fauna brasileira, materiais
recicláveis para a produção de oficinas de reciclagem ligadas ao
desenvolvimento sustentável, notebook, projetor de imagens, filmes que estejam
diretamente ligados aos assuntos trabalhados, aparelho de DVD, televisão,
chamex e diversos outros materiais que venham a facilitar o processo
ensino/aprendizagem de Geografia na teoria em sala de aula e na prática de
campo com visitação in loco.
7 SISTEMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações no campo geográfico, serão feitas a partir do
conteúdo estudado em sala de aula e nas visitas de campo, através de apresentação
de seminários de forma coletiva e também de apresentações individuais ligadas
ao conteúdo em estudo; realizar-se-á ainda testes escritos de forma individual,
pesquisas em grupos, trabalhos de oficinas de reciclagem, elaboração de
projetos voltados para o desenvolvimento sustentável da comunidade local, etc. nas
avaliações serão utilizadas metodologias inovadoras a fim de auxiliar os alunos
no desenvolvimento cognitivo pessoal e coletivo,levando-o a perceber a
importância dos conteúdos que foram propostospara a disciplina de Geografia.
Na forma de avaliação que será
utilizada, novamente encontra-se presente as escolas nova e tradicional, visto
que a escola nova surge com ênfase na formação do sujeito ativo para a vida em
sociedade. Porém, ainda há a presença da pedagogia tradicional, na aplicação de
testes escritos para os alunos. Mesmo com a presença da escola tradicional, é
possível se avaliar os educandos a partir de pontos fundamentais que os levem à
formação de sujeitos ativos, formadores de opinião própria. Nos testes
escritos, serão elencadas questões na forma descritiva, levando o aluno a
raciocinar e descrever o seu entendimento acerca do que se estudou dentro e
fora da sala de aula, utilizando-se assim, ao mesmo tempo, da pedagogia
tradicional e nova.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AOKI,
Virgínia. Geografia: Projeto Araribá.1
ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: geografia: primeiro e segundo ciclos do
ensino fundamental: MEC, 1997.
BROUSSEAU, Guy. Introdução
ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Atlas, 2008.
CARLOS, Ana
Fani Alessandri (org.). A Geografia na
sala de aula.8 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática
de geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996.
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